Pesquisar neste blog

quinta-feira, 28 de abril de 2011

O que é design



Um dia desses eu estava assistindo a um documentário chamado de "Objectfield" onde vários profissionais da área de design relatavam sobre suas experiências de sucesso, foi então que eu resolvi juntar minha pequena bagagem de conhecimentos a fim de resumir em uma só frase, o que é design.

O que é design pra você?

Design pra mim, é união harmônica e eficiente entre forma, beleza, função e usabilidade de um objeto.

Qual a forma? (carater visual e ergonômico que o abjeto terá?)
Quanto ao belo? (Será de estilo retrô? Contemporâneo? ou algo inovador? Que cores eu irei utilizar? Estas cores estão agregadas ao histórico do projeto? São cores institucionais? e a Tipografia? Está dentro do contexto?)
E suas funcionalidades? ( É útil fazer este projeto? em que ele vai contribuir para o bem estar do usuário? É acessível?
Quanto à usabilidade: É um projeto auto explicativo? Ou necessita fazer um curso para aprender sobre como utilizá-lo?
Quais os conceitos agregados ao projeto? Ostentação? Persuasão? Cognição?
E acima de tudo: Como fazer para proteger a natureza quanto aos possíveis danos causados pelo objeto, antes, durante e depois de sua fabricação. Que destino terá o objeto? Quanto custará? Vale à pena fazer?

Essas são algumas questões que eu penso quando penso em design... Além dos 5 "Qs" da questão... (O que?, Pra que? Onde? Quando? e Porque?)

Esta é uma função de muita responsabilidade. Eu julgo os designers como exímios perquisadores. Nem nem preciso falar mais, não é?

quarta-feira, 20 de abril de 2011

N Design Rio 021 | Em Julho na na Puc



Data e Local do Ndesign Rio Confirmados!
O NDesign acontecerá do dia 24 à 31 de Julho na PUC-Rio. Confira!
NDesign Rio 021

Concurso de Cartazes | ISO

Foi lançado concurso, aberto a todos, para criação do cartaz do World Standards Day 2011 (Dia Mundial da Padronização 2011), dia 14 de Outubro, com o tema “Padronização Internacional – Criando Confiança Globalmente”.

A competição é organizada pela World Standards Cooperation (WSC), que engloba a International Electrotechnical Commission (IEC), a International Organization for Standardization (ISO) e a International Telecommunication Union (ITU).

As inscrições vão até o dia 30 de abril.

O criador do melhor cartaz receberá um prêmio de 1.500 Fancos Suíços e os três melhores colocados receberão 500 Fancos Suíços cada.

Mais informações no site da ISO: www.iso.org