Pesquisar neste blog

terça-feira, 20 de setembro de 2011

sábado, 10 de setembro de 2011

MOSTRA GRATUÍTA DE DESIGNERS NA ALERJ DIA 13/09

MOSTRA DE DESIGNERS OCUPA SALÃO NOBRE DO PALÁCIO TIRADENTES

No próximo dia 13, a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vai inaugurar, às 12h30, no Salão Nobre do Palácio Tiradentes, Centro do Rio, a “Mostra de Designers do Rio de Janeiro”, uma exposição sobre a produção do design contemporâneo desenvolvido no estado. Trata-se de um conjunto de 59 peças que vai do mobiliário a capas de livros e acessórios e permitirá que os visitantes interajam com as obras expostas e possam conhecer melhor e de perto os designers cariocas de destaque. O público poderá visitar a mostra, assinada por 28 expositores, dentre eles nomes de destaques como Sérgio Rodrigues, Antônio Bernardo, Zanini de Zanine, H Stern e Guto Índio da Costa, até o dia 30 de setembro.

O Palácio Tiradentes, uma referência do Corredor Cultural da Praça XV, fica na Rua Primeiro de Março, s/nº. “O design é uma atividade que soma o admirável à utilidade e que, sobretudo, surge como um importante fator competitivo para a indústria e para o comércio do Estado do Rio de Janeiro”, destaca Paulo Melo, que criou recentemente, no Fórum de Desenvolvimento, um grupo de trabalho para elaborar propostas para desenvolver a indústria criativa, da qual o design faz parte. "Este evento aproxima o Parlamento do setor e mostra a importância de uma política para fortalecê-lo", completa.

Um dos responsáveis pela curadoria do evento, o Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), colaborou na seleção de 28 designers com forte atuação no estado e seus principais produtos, criados e desenvolvidos principalmente por indústrias fluminenses. O objetivo é valorizar talentos locais e fomentar o debate sobre o papel do trabalho desses profissionais no desenvolvimento econômico estadual.

Duas palestras, que terão início às 10h, também farão parte da programação: “As tendências do design para o mundo e para o Rio de Janeiro” será ministrada pelo diretor da Crama Design Estratégico, uma das mais conceituadas agências de design do Brasil, Ricardo Leite; e “O valor econômico do design”, pelo diretor da empresa Índio da Costa AUDT (Arquitetura, Urbanismo, Design e Transporte), Guto Índio da Costa.

A “Mostra de Designers do Rio de Janeiro” surgiu a partir do programa “Rio é Design”, coordenado pela subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Dulce Ângela, e que visa a estimular o ensino de design e a desenvolver atividades que vão desde a elaboração de um banco de dados para o setor à coordenação e à realização de mostras, exposições e encontros com o Grupo Consultivo de Design no estado e no exterior. O programa foi responsável ainda pelo planejamento e pela organização do Seminário de Design na 10ª MercoNoroeste, em Itaperuna, no Noroeste fluminense; e do Seminário Gestão, Inovação e Design na Indústria Competitiva, em Nova Friburgo, Região Serrana.

Serviço:

Exposição: “Mostra de Designers do Rio de Janeiro”
Visitação: 14 a 30 de setembro de 2011
Local: Salão Nobre do Palácio Tiradentes, na Avenida 1° de Março, s/nº, Centro
(Entrada para cadeirantes pela Rua Dom Manuel, s/nº, Praça XV, Centro)
Horários: Segunda a sábado, das 10h às 17h. Domingos e feriados, das 12h às 17h.

Entrada Gratuita